quinta-feira, setembro 30, 2004

O Juíz

"Há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente."

Socrates

Parece-me que nos dias que correm uma das caracteristica está em perigo, ou que pelo menos tem sido de certo modo preterida, e essa característica é ponderar com prudência.
Nos dias que correm os juízes estão a colocar muitas de vezes de parte a citada caracteristica para avaliarem as situações segundo os seus sentimentos, posições e interpretações pessoais, o que se afigura como algo extremamente perigoso para o Direito, correndo-se o risco de os casos serem resolvidos pelas ideologias e ideais de cada um dos magistrados.

1 Comments:

At 12:26 da manhã, Blogger Zeferino Ferreira said...

Não me parece que o problema esteja essencialmente nos juizes, apesar da critica que formulei. O problema a meu ver está antes na classe dos jornalistas, e se a atitude alguns juízes tem pecado, é mostrarem-se em demasia, virem para a comunicação social, não têm nenhuma necessidade de o fazerem. O que deverá ser seriamente ponderado é o estatuto dos jornalistas, e até onde pode ir a sua conduta.

 

Enviar um comentário

<< Home